segunda-feira, 26 de novembro de 2012

IFPE no Cabo de Santo Agostinho. Prefeito faz doação de terreno.


O Cabo de Santo Agostinho terá em breve um campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Para isso, o prefeito do município, Lula Cabral, formalizou nesta segunda-feira (26/11) a doação de 14, 2 hectares para a construção da nova unidade de ensino que será implantada dentro da primeira cidade planejada do Estado, Convida Suape. A previsão é de que o equipamento comece a funcionar no município no segundo semestre de 2014 com três cursos. A solenidade aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), situado no bairro da Torrinha, e reuniu autoridades municipais, representantes da instituição e das empresas que estão construindo o Convida Suape.
O prefeito do município, Lula Cabral, destacou a satisfação em poder contribuir mais uma vez para a melhoria da educação dos cabenses. “Sempre me preocupei com a qualificação de mão de obra do nosso povo, para que este desenvolvimento que está chegando aqui seja aproveitado pelos próprios pernambucanos e eles possam ingressar no mercado de trabalho”, pontuou. “O grande privilégio é saber que a cidade do Cabo de Santo Agostinho não é só uma cidade que atrai indústrias, mas também é a cidade que vai mais gerar oportunidade de trabalho para todos”, comemorou.

Dentro da contrapartida das empresas Cone S/A e Moura Dubeux, que estão construindo o Convida, está a destinação de uma parte do terreno do Convida Suape para a Prefeitura do Cabo, que por sua vez fez a doação da área para a reitoria do IFPE. A prefeitura realizou a mesma operação de transferência de área da cidade planejada para a construção de um novo campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na última segunda-feira (19/11). As duas unidades acadêmicas farão parte do Campus da Inovação no Convida Suape.

“Estar junto com o prefeito Lula Cabral, que é um prefeito empreendedor e muito sensível às causas da educação, assinando o termo de posse do terreno é uma honra, ressaltou a reitora do IFPE, Cláudia Sansil. “Nós temos um compromisso público de melhorar o IDH do Cabo de Santo Agostinho a partir da construção do campus do IFPE. Muito em breve, nós estaremos comemorando os novos índices que a educação irá proporcionar a essa bela cidade”, relatou.

Ainda de acordo com Cláudia Sansil, os perfis dos cursos serão escolhidos através de pesquisa, que vão definir as áreas de maiores necessidades do mercado e, muito, em função das demandas do Complexo Industrial Portuário de Suape. “Nesta primeira fase, haverá três turmas de 40 alunos, totalizando 240 vagas por semestre, nos turnos manhã e tarde. Podendo ainda crescer esses números em cinco vezes, com os cursos de extensão, explicou.

Depois da doação do terreno, começa a etapa do processo licitatório para a escolha da empreiteira que vai erguer o novo campus do IFPE. O presidente da Comissão de Expansão do Instituto, o professor Rinaldo Malaquias, informa que a previsão é de que a obra comece no início de 2013. Com relação ao custo da construção, para esta primeira fase os investimentos giram em torno de 7, 5 milhões.

“A intenção da reitoria é que o novo campus comece a funcionar no segundo semestre de 2014 com os cursos técnicos na modalidade subsequente – aqueles promovidos em continuidade para alunos que já concluíram o Ensino Médio. Mas, o IFPE tem possibilidade de oferecer cursos de nível técnico integrado até doutorado, garante o professor Malaquias. Ainda segundo ele, a perspectiva de crescimento do campus Cabo de Santo Agostinho é grande, já que dentro dos campi que fazem parte da expansão 3 do IFPE, este foi o município que doou a maior área.

“Para a nossa empresa é muito bom ter uma instituição como IFPE, que possibilita a toda população a formação acadêmica e de mão de obra, dentro de uma cidade, como é o Convida, que é uma cidade planejada para 25 mil habitações e 100 mil pessoas”, informou o vice-presidente do Cone/SA e gestor do Convida Suape, Ângelo Bellelis.

IFPE - O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco é uma instituição de ensino superior brasileira, criada de acordo com o Projeto de Lei 3775/2008, mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco, da Escola Agrotécnica Federal de Barreiros, Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim e Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão. Sua Reitoria está instalada no Recife.

Inaugurado em 23 de setembro de 1909, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) é o mais antigo do Brasil, com 103 anos de existência. Antes funcionava no bairro do Derby, no Recife. Na década de 1990 recebeu a denominação de Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (Cefet-PE), deixando de se chamar Escola Técnica Federal de Pernambuco (ETFPE). Só em 2009 foi que passou a se configurar como instituto, estando no mesmo patamar que classifica as universidades. Com quase 15 mil alunos, em nove campi descentralizados, o IFPE se configura como um dos processos seletivos mais concorridos do Norte-Nordeste, além de ser o mais concorrido do País.

Texto: Loyane Farias –Secom/Cabo
Fotos: Ivan Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário